Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A VIABILIZAÇÃO DA TELEPSICOLOGIA NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA NA PUC-RIO
Autor(es): FERNANDO JACOB LUZ BELLEGARDE NUNES
LUIS ANTONIO CARDOSO M DE MIRANDA
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 18/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46887@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46887
Resumo:
A partir de um estudo sobre a interação das inovações tecnológicas e o bem-estar humano, este trabalho se propõe a analisar a trajetória histórica do uso de sistemas integrados à internet para o atendimento psicológico no Brasil. O objetivo final desta monografia é avaliar a viabilidade da implementação de um sistema de atendimento psicológico remoto dentro da PUC-Rio, mais especificamente no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), espaço destinado à formação prática de alunos de psicologia da universidade. Foi realizado um retrospecto global sobre o assunto como forma de análise comparativa à situação brasileira na intenção de projetar possíveis tendências para esta interação. A metodologia do trabalho foi baseada em dois questionários diferentes que foram entregues aos alunos que realizam as sessões e seus professores orientadores e o público em geral, com a intenção de entender às necessidades das duas partes envolvidas nessa implementação, além de entrevistas realizadas com o corpo docente do Departamento de Psicologia da universidade. A conclusão desse estudo foi a constatação de que a Clínica de atendimento da PUC-Rio ainda não tem como oferecer esse tipo de serviço. Porém o tema foi discutido com bastante interesse pelos responsáveis pelo atendimento. A inserção em etapas iniciais do serviço, como a triagem dos clientes, seria algo viável e atestaria de maneira prática os problemas e benefícios do atendimento remoto para uma futura implementação, além de um investimento na elaboração de um processo estruturado que viabilize a telepsicologia nesse contexto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF