Título: | CONTROLE MULTIOBJETIVO DE ALTITUDE PARA VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS | ||||||||||||
Autor(es): |
PETRUS VINICIUS BALLHAUSEN ARRUDA |
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Colaborador(es): |
HELON VICENTE HULTMANN AYALA - Orientador |
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Catalogação: | 10/FEV/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46791@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46791 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Veículos aéreos não tripulados possuem uma extensa aplicação devido a sua
facilidade de operação, dimensões reduzidas, capacidade de pouso e decolagem
vertical, voo pairado e alta manobrabilidade. A sua grande desvantagem
reside principalmente na autonomia limitada devido à sustentação ser
garantida apenas pela rotação contínua das hélices. Este trabalho propõe
um controlador PID digital para controle de altitude de um quadrirrotor.
Através de simulações, pode-se avaliar o desempenho do controlador. Os
ganhos e parâmetros foram ajustados para minimizar o consumo de energia
do grupo motopropulsor e o erro de trajetória vertical, para tal, é realizada
uma otimização, usando um algoritmo evolutivo de múltiplos objetivos. A
otimização pelo algoritmo genético de classificação não-dominado II (NSGAII)
convergiu para soluções com bom desempenho no aumento da autonomia
de voo e a precisão durante a fase de pouso e decolagem vertical.
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