Título: | GERAÇÃO DE HIDROGÊNIO ON-BOARD PARA APLICAÇÃO EM VEÍCULOS: AVALIAÇÃO TÉCNICO AMBIENTAL DAS TECNOLOGIAS EXISTENTES | ||||||||||||
Autor(es): |
CAROLINA BUHLER RICCIERI |
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Colaborador(es): |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador |
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Catalogação: | 07/FEV/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46768@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46768@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46768 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O surgimento de novas tecnologias manifesta-se devido a necessidade de inovação das tecnologias já existentes que são dependentes dos recursos fósseis, e, logo, prejudiciais ao meio ambiente. A rota de bioeletrificação no setor automotivo é uma ótima exemplificação de como novas tecnologias surgem, desde os híbridos, células a combustível aos 100 por cento elétricos, com o objetivo de seguir uma direção de inovação e melhoria. Foi realizado um levantamento da literatura usando o método de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) levando em consideração o potencial de emissão de CO2 (g CO2eq/MJ) e a razão energética (Output/Input) das soluções tecnológicas levando a eletrificação da frota, a saber as tecnologias fósseis (gasolina, diesel e gás natural), as tecnologias biocombustíveis (etanol, biodiesel e HVO), as tecnologias célula a combustível (SOFC e PEM), os híbridos (PHEV e HEV) e os elétricos (BEVs). Foram analisados 32 artigos nos quais foram identificados 159 cenários, com diversos tipos de perímetro coberto podendo ser Well to Gate (produção do combustível), Well to Tank (da produção ao posto) e Well to Wheel (do poço ao uso final). As tecnologias CaC (SOFC – reforma água) possuem o menor impacto de emissão de CO2 (3,5 g CO2/MJ), representando por volta de 8,5 por cento da emissão do gás natural (41 g CO2/MJ), e possuem razão energética de 2,4, por volta de 50 por cento do valor do gás natural. No entanto, os biocombustíveis possuem a maior razão energética de 6,28 dentre as tecnologias citadas acima, apesar de sua emissão de CO2 ser 22 g CO2/MJ, o que apesar de não ser o melhor valor, os torna uma boa opção para substituir os combustíveis fosseis. Além disso, analisam-se alguns custos de produção e de distribuição (venda), onde os elétricos possuem o menor custo de produção que vai refletir no custo por quilômetros rodados, apesar do seu custo de distribuição não ser o menor. Os biocombustíveis apesar de terem um custo de produção maior que os fosseis, possuem o preço de distribuição menor. Já para os custos dos veículos, já era esperado que os veículos com novas tecnologias como CaC fossem mais caros porque são mais complexos e exigem um alto custo de investimento, o que acaba afetando o valor gasto de combustível por quilometragem percorrida. Observa-se que é importante que haja um investimento através de políticas públicas para o incentivo do desenvolvimento destas novas tecnologias, pois em muitos contextos elas são melhores do que as tecnologias fosseis das quais se depende e se gera um efeito GEE muito grande.
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