Título: | APLICAÇÃO DE MECANISMOS BIESTÁVEIS NO PROJETO DE ESTRUTURAS AEROESPACIAIS | ||||||||||||
Autor(es): |
THIAGO RODRIGUES DA COSTA |
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Colaborador(es): |
ANDERSON PEREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 06/FEV/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46750@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46750@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46750 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O estudo dos mecanismos biestáveis é um ramo específico da área de Compliant Mechanisms, que são estruturas que se utilizam da sua flexibilidade para realizar determinada tarefa. Os mecanismos Biestáveis em específico, tem como principal característica uma flexibilidade que envolve grandes deslocamentos, que podem inclusive ser da mesma ordem de grandeza ao próprio tamanho da estrutura, e portanto é requirida uma relação não linear entre a força e a deflexão da mesma. Através dessas grandes deflexões, a estrutura
consegue transitar entre um estado de equilíbrio e outro, mantendo a sua posição sem a necessidade de uma aplicação de força constante. O estudo da modelagem de vigas considerando grandes deflexões é fundamental visto que esses elementos se encontram presentes no projeto de diversos mecanismos Biestáveis, permitindo desenvolver estruturas flexíveis evitando a fricção de partes mecânicas, reduzindo assim o desgaste dos componentes sem perder sua confiabilidade e precisão. Todas essas características presentes nos mecanismos biestáveis são de interesse da indústria aeroespacial. Este trabalho propõe desenvolver uma estrutura com propriedades biestáveis, aplicando a mesma para um sistema de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado). Através da realização de análises numéricas com o Método de Elementos Finitos (MEF) serão comparadas diferentes configurações estruturais, permitindo atingir uma configuração ideal para o problema.
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