Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: OTIMIZAÇÃO DO CONTROLE POR CÂMERA DE UM PROJETO BALL AND PLATE
Autor(es): LUIZ FELIPE MONTEIRO DE A FONSECA
Colaborador(es): WOUTER CAARLS - Orientador
Catalogação: 05/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46731@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46731@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46731
Resumo:
Para este projeto foi desenvolvido um sistema de controle da posição de uma bola rolante sobre uma mesa de dois eixos de liberdade cujos ângulos são movimentados por motores de corrente contínua, sendo a posição da bola observada por uma câmera. Dois controladores PID independentes foram sintonizados para que, através da atuação sobre os motores, a bola fosse levada a uma posição desejada e lá mantida. O controle da mesa é executado em um Arduino, que se encontra em comunicação serial com um programa de Python onde é feito o processamento e segmentação da imagem da câmera e o controle da posição da bola. O trabalho contempla a compreensão do tipo de controle e do modelo do sistema, desafios e resultados experimentais, incluindo um desafio final de controle de trajetória da bola.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF