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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: AVALIAÇÃO DO ATRASO DE IGNIÇÃO DAS MISTURAS DE ETANOL ADITIVADO EM UM MOTOR DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Autor(es): JOAO PEDRO CALLADO BISCAIA
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
SERGIO LEAL BRAGA - Coorientador
Catalogação: 04/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46717@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46717@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46717
Resumo:
Atualmente, diversas pesquisas estão sendo realizadas para substituir o óleo diesel por combustíveis alternativos em motores de ignição por compressão. O etanol é um forte candidato, graças à sua extensa matéria-prima, baixas emissões e baixo custo. Embora também apresente uma madura cadeia de produção e distribuição, há algumas dificuldades que precisam ser eliminadas com relação a sua utilização direta em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o atraso de ignição do etanol aditivado em um motor de ignição por compressão de quatro tempos, relacionando com a eficiência energética, a pressão máxima e a máxima taxa de variação de pressão em diferentes condições experimentais. Parâmetros como rotação, carga e razão de compressão do motor, além do instante de injeção do combustível e porcentagem de aditivo foram analisados afim de encontrar padrões que justificam a evolução dos parâmetros macroscópicos. Para este estudo, foi desenvolvido um código no programa computacional Matlab capaz de ler os dados dos testes realizados no Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos da PUC-Rio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o uso de etanol aditivado pode ser realizado sem grandes modificações no motor a diesel, porém, ajustar os parâmetros citados no parágrafo acima é essencial para otimizar o processo de combustão, aumentando a eficiência térmica do motor e reduzindo assim as emissões.
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