Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DOS RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE AÇAÍ
Autor(es): GUSTAVO PAPA DE FIGUEIREDO
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Coorientador
Catalogação: 03/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46691@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46691@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46691
Resumo:
Uma solução de gaseificação, geração e dessalinização foi projetada utilizando os resíduos da produção de açaí da comunidade produtora da Ilha das Cinzas, Gurupá/PA com o intuito de reduzir o descarte inapropriado dos caroços do açaí que constituem em média 79 por cento em peso do fruto in natura. Foi realizado um balanço térmico do processo de gaseificação para precisar a energia disponível no gás de síntese produzido a partir da biomassa, chegando a um poder calorífico inferior de 3,05 MJ/Nm3 para o syngas e 14,16 MJ/kg para o substrato. A solução visa a produção de gás de síntese de composição média de 10,3 por cento de CO, 12 por cento de h(cifrão), 1,35 por cento de CH por cento e 55,23 por cento de n(cifrão) a ser utilizado como combustível em um motor de combustão interna acoplado a um gerador de eletricidade de 45 kW de potência nominal, obtendo-se 26 kW apenas operando com o combustível proposto em carga máxima. A energia gerada é suficiente para suprir a demanda energética do povoado produtor, obtendo uma eficiência de conversão termoquímica de biomassa em energia elétrica de 12 por cento. Reaproveitando ainda os gases de exaustão do motogerador, foi projetada uma central de dessalinização da água do estuário do Rio Amazonas para produção de água potável para a comunidade isolada de água encanada, cujos trocadores de calor foram dimensionados calculando-se as áreas de troca térmica e seus coeficientes globais de troca térmica, tanto para o evaporador (A(= 0,6 m2 e U = 400 W/m2.K) como para o condensador (A) = 0,9 m2 e U = 400 W/m2.K). Da mesma forma, os calores de troca térmica foram determinados para cada trocador de calor: 31 kW para o evaporador e 27 kW para o condensador. Dadas as condições mínimas de operação determinadas em 1,6 kg/h de substrato para a gaseificação e geração, estudou-se as janelas de oportunidade de aplicação da solução para os períodos de safra e entressafra através da estocagem dos resíduos excedentes produzidos nos períodos de elevada produção.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF