Título: | ESTUDO EXPERIMENTAL DA COMBUSTÃO DE CHAMAS TURBULENTAS DE ETANOL E DE AR COM SWIRL | ||||||||||||
Autor(es): |
DEYSIANE CRISTINA MARQUES |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 31/JAN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46676@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46676@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46676 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A combustão compreende a grande parte de geracão de energia no mundo, cerca de 80 porcento, sendo de suma inportância para os setores industrial, de transporte e de geração de energia. Em contrapartida, são emitidos gases poluentes prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, queimadores capazes de operar com combustão pré-misturada pobre veem sendo desenvolvidos como solução para reduzir a emissão de poluentes, em especial o NOx. Queimadores que utilizam esse tipo de processo utilizam swirl para estabilizar a combustão. O presente trabalho tem como objetivo estudar chamas turbulentas pré-misturadas de etanol e de ar em presença de swirl. Inicialmente, foi desenvolvida uma adaptação para que fosse possível operar com etanol. Em seguida, a partir da identificação de diferentes topologias de chamas traçou-se diagramas de regimes de combustão. Foram identificados os regimes estáveis e instáveis de combustão como função da vazão total da mistura combustível/ar e de sua riqueza. Por fim, foi feita uma comparação dos diagramas de regimes de combustão para o etanol e para o metano.
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