Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PROCESSO DE DEVOLUÇÃO DE PEÇAS DE VESTUÁRIO DO PROVADOR À ÁREA DE VENDA EM LOJAS DE DEPARTAMENTO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): MONICA NUNES SERICO
Colaborador(es): MARCOS VIANNA VILLAS - Orientador
Catalogação: 30/JAN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46650@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46650
Resumo:
Esse trabalho se propôs a realizar um estudo de caso único com múltiplas unidades de análises para explorar o atual processo de devolução de roupa do provador para área de venda das lojas de departamento de vestuário. O objetivo do estudo foi identificar as práticas atuais que contribuem para o aumento do tempo de exposição da peça de roupa na área de venda e facilitem a operação da atividade. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo para a coleta de dados. Os dados foram coletados principalmente através do preenchimento de formulário e mostraram que cada empresa utiliza uma estratégia própria para viabilizar a realização do processo. Após análise destes dados, foi possível elencar três melhores práticas: utilização do equipamento móvel chamado roller; sinalização no salão de vendas e na área reservada do provador; e redução de espaço reservado para roupas aguardando devolução, junto com a implementação do uso de rádio comunicadores. Em seguida, foram oferecidas duas sugestões para contribuir com o alcance dos objetivos: expor as roupas já na área do provador, criando assim mais um ponto de venda ao invés de escondê-las dos clientes; e aperfeiçoar a codificação utilizada nas etiquetas das peças e/ou desenvolver sistema de endereçamento para facilitar a atividade de localização da peça. A autora retornou às lojas posteriormente para ter as propostas validadas pelos gerentes e verificou que as sugestões são coerentes com a realidade, porém é preciso dar importância às ressalvas destacadas pelos gestores. Espera-se que esse estudo de caso de carácter exploratório forneça conteúdo e fundamentação para o desenvolvimento de outros trabalhos dentro do tema e que também possa ser utilizado pelos gestores de lojas de departamento como material para o aperfeiçoamento das propostas e futuras implementações que proporcionem aumento das vendas e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF