Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LOGÍSTICA REVERSA APLICADA AO ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO PELOS RESTAURANTES DA PUC-RIO
Autor(es): IAGO PAIVA SANTOS
Colaborador(es): FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP - Orientador
Catalogação: 29/JAN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46641@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46641
Resumo:
A natureza urge por uma mudança drástica do comportamento destrutivo desempenhado pela sociedade para com ela. Nesse sentido, o presente trabalho busca trazer à luz o tema da sustentabilidade, fornecendo uma amostra de atitude positiva adotada no microambiente da PUC-Rio, cujos restaurantes são aqui o principal objeto do estudo. Este, por sua vez, tem como objetivo analisar o aproveitamento do óleo de cozinha usado pelos estabelecimentos da universidade utilizando a teoria e os conceitos da Logística Reversa como base fundamental. Inicialmente, define-se sustentabilidade e Logística Reversa, identificando e aprofundando os conceitos mais pertinentes dentro desta última. Busca-se também uma familiarização com o ciclo de vida tradicional do óleo de cozinha, com foco nas alternativas de seu destino quando esse ciclo termina, concluindo-se que seu descarte no meio ambiente não é uma opção sustentável e que sua reutilização se faz necessária. A partir dos dados obtidos no estudo de caso, estrutura-se a cadeia reversa na qual o óleo residual é protagonista, identificando-se quatro principais agentes: consumidores do óleo (restaurantes), agentes coletores, agentes recuperadores e consumidores do produto resultante. Conclui-se, ainda, que a modalidade de recuperação empregada pelos agentes da cadeia é a reciclagem do óleo, que resulta em biodiesel e sabão no fim da cadeia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF