Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CONTEMPORANEIDADE E O PREPARO DOS UNIVERSITÁRIOS PARA O MERCADO DE TRABALHO
Autor(es): LETICIA MARIA DA SILVA
Colaborador(es): MARIA ISABEL PEIXOTO GUIMARAES - Orientador
Catalogação: 24/JAN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46582@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46582@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46582
Resumo:
Estamos passando pela 4a Revolução Industrial, que tem trazido mudanças com uma velocidade exponencial, profunda e de impacto sistêmico. Tal revolução com o surgimento e engajamento de novas tecnologias torna o ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo (mundo VUCA), gerando grandes mudanças na indústria, aumentando a competitividade no mundo dos negócios e trazendo reflexos na força de trabalho. Visto isto, este estudo busca, através de uma pesquisa exploratória qualitativa, entender quais competências ganham maior ênfase segundo a percepção dos gestores, estudantes e professores, para ingressar no mercado de trabalho diante desse cenário. Foram entrevistados quatro estudantes do curso de administração da PUC-Rio, Estácio de Sá e Unicarioca, três professores de administração da PUC-Rio e quatro gestores de RH que trabalham ou já trabalharam em empresas de grande porte. Através da identificação e comparação das percepções acerca do tema de cada entrevistado, percebeu-se que as competências mais valorizadas são a mentalidade voltada para aprendizagem, inteligência emocional, e habilidades interpessoais, e que, na opinião dos estudantes e gestores, os universitários não estão sendo bem preparados para enfrentar este cenário de mudanças intensas da contemporaneidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF