Título: | ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE SISTEMAS DE FREIO A DISCO DE VEÍCULOS BAJA SAE | ||||||||||||
Autor(es): |
HENRIQUE MONSANTO POHL |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador MATHEUS HOFFMANN BRITO - Coorientador |
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Catalogação: | 19/DEZ/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46454@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46454 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No trabalho desenvolvido, busca-se analisar as tensões envolvidas em um sistema de freio a disco do protótipo de 2018, Naja, da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio, para utilização em competições promovidas pela SAE Brasil.
O objetivo do estudo reside em, após realizar a análise de tensões, térmicas e mecânicas, propor uma geometria de disco de freio otimizada para o protótipo, levando em consideração todas as condições operacionais do veículo.
Antes de iniciar o projeto, é necessário cumprir todas as exigências do regulamento desenvolvido pela SAE Brasil, para competições envolvendo veículos do tipo Baja. Após cumprir tais restrições, almeja-se chegar a um modelo de disco de freio que possibilite uma maior redução de massa do sistema.
As simulações numéricas foram realizadas no software de engenharia Ansys (marca registrada) 2019 R1 – Academic, desenvolvido pela empresa americana Ansys Inc. Para que fosse possível chegar às simulações mais próximas da realidade, foi necessário assumir algumas hipóteses simplificadoras, determinar as cargas de trabalho, as condições de contorno a serem adotadas e as propriedades termo-mecânicas dos materiais viáveis.
Após as simulações numéricas, os resultados obtidos foram validados por meio de comparação com o modelo teórico. Em seguida, utilizando o mesmo software, foi realizada uma análise de otimização topológica, usando o enfoque conhecido como Density-Based, para minimização da massa da peça.. A geometria otimizada deve satisfazer todos os critérios de resistência do material, sem comprometer sua funcionalidade, tendo em vista que trata-se de um item de segurança do veículo.
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