Título: | PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES (SEOP): ANÁLISE DO ESTÁGIO DE MATURIDADE DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DE BENS DE CONSUMO NO PROCESSO | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA FONTENELLE CARGNIN |
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Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
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Catalogação: | 18/DEZ/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46426@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46426 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho trata-se de um estudo de caso a respeito do processo de SeOP, realizado em uma empresa multinacional de grande porte de bens de consumo. Para que a análise do caso tivesse subsídios teóricos, foi realizada uma revisão bibliográfica no tema Planejamento de Vendas e Operações, seus principais conceitos e modelos existentes na literatura. Posteriormente, são introduzidos modelos de maturidade, que consistem em um meio de avaliação do estágio de implementação do processo de SeOP nas empresas. Os objetivos do estudo de caso são comparar o processo realizado na empresa com o proposto por Wallace e Stahl (2008) e avaliar o estágio de maturidade da empresa estudada de acordo com o modelo proposto por Grimson e Pyke (2007), que classifica seu processo de SeOP de acordo com 5 dimensões, e sugerir implantação de melhorias. A empresa obteve notas entre 3 e 5 em cada dimensão, e são apresentadas sugestões de melhoria no processo para que a empresa atinja o próximo estágio nas dimensões. Como principais oportunidades, destaca-se uma parceria maior com os fornecedores e clientes, levando em consideração seus dados na elaboração da previsão de vendas, além de investimento em um software de otimização de receitas e operações, contendo um painel de controle que torne as informações do SeOP acessíveis para toda a organização.
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