Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CONTROLE DE DRIFT DA FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE MODULADOR DE MACH-ZEHNDER
Autor(es): BRENO PERLINGEIRO CORREA
Colaborador(es): GUILHERME PENELLO TEMPORAO - Orientador
GUSTAVO CASTRO DO AMARAL - Coorientador
Catalogação: 17/DEZ/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46419@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46419@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46419
Resumo:
Nas comunicações ópticas é muito utilizado a modulação de amplitude para transmitir dados e o equipamento mais comum para tal é o modulador de Mach-Zhender. Apesar de ser muito usado, possui certos empecilhos. A função de transferência é uma senoide que relaciona tensão de entrada e potência óptica de saída. Por isso, ao utiliza-lo é necessário ligar uma tensão de bias que o faz operar no regime mais linear possível. Porém, com o passar do tempo, a tensão de bias necessária para operação linear é deslocada. Neste projeto será analisado um método autônomo de corrigir o erro do bias. O método será realizado a partir da modulação de um tom de baixa frequência para não atrapalhar a comunicação e servir de indicador do drift. Basicamente, o sistema monitora a operação do modulador a partir do sinal modulado, comparando a magnitude do tom de baixa frequência e o segundo harmônico dele. Por isso, foram estudados algoritmos de analise espectral para detectar a influência das frequências de interesse e terminar realizando um controle PID com a razão de suas magnitudes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF