Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: BRASILEIROS NO MERCADO DA SAUDADE: UM EFEITO DO ÊXODO MIGRATÓRIO GLOBAL
Autor(es): MARIA EDUARDA FARIA GOES FRIAS
Colaborador(es): MARCUS WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 09/DEZ/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46282@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46282@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46282
Resumo:
Este estudo teve como objetivo entender os motivos que levam a consumidores brasileiros que moram ou moraram no exterior a consumirem produtos e serviços que remetem ao seu país de origem, dessa forma tentando analisar através de uma perspectiva do comportamento do consumidor como o mercado da saudade atua. Para tal, foi feita uma revisão da literatura sobre esses temas e em seguida, uma pesquisa qualitativa foi realizada com brasileiros que já tiveram a experiência de morar fora por pelo menos 2 anos. A partir dos dados levantados, foi feita uma análise dividida em 4 itens. Concluiu-se, de acordo com a pergunta da pesquisa, os motivos, assim como fatores e consequências, que levam a tais consumidores nestas situações a se tornarem agentes de consumo no então chamado Mercado da Saudade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF