Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: IMPACTOS DAS COMUNIDADES DE MARCA BASEADAS EM MÍDIAS SOCIAIS SOBRE A LEALDADE À MARCA: CASO MCDONALD S
Autor(es): BRUNA ALVES VILELA
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 25/NOV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46014@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46014@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46014
Resumo:
Devido ao advento e à popularidade das comunidades nas redes sociais digitais a comunicação entre as pessoas e grupos de pessoas se tornou mais rápida e dinâmica. Com isto, as empresas criaram suas fanpages no Facebook como forma de estarem mais próximas de seus clientes e buscarem a lealdade dos mesmos. Neste cenário, o presente trabalho buscou investigar como as comunidades de marcas, baseadas em mídias sociais, afetam a lealdade à marca. Foram realizadas pesquisas na literatura existente sobre o tema, permitindo que esta relação fosse explorada por meio dos seguintes construtos: benefícios funcionais, psicossociais e hedônicos, comprometimento com a comunidade e boca-a-boca e com base nele foi aplicado um modelo. Os dados da pesquisa foram coletados através de uma survey on-line distribuída na comunidade do McDonald s no Facebook e foram analisados através da modelagem de equações estruturais (SEM), que confirmou quase todas as hipóteses levantadas, evidenciando que as comunidades de marcas baseadas em mídias sociais possuem relação positiva com a lealdade à marca.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF