Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INOVAÇÃO NO VAREJO: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE UMA PLATAFORMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO
Autor(es): BEATRIZ WILLKOMM DE FARIAS S VAGOS
MARCELLE DA SILVEIRA GIL CADILHE
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 25/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45823@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45823
Resumo:
As tecnologias já invadiram a rotina da sociedade e, principalmente, sua forma de fazer negócio. As pessoas recebem e entregam uma enorme quantidade de dados todos os dias e, quem consegue aproveitar toda essa informação proveniente da análise de dados, tem chances de se destacar no mundo de empreendedorismo cada vez mais concorrido. O varejo representa uma parcela significativa na economia de um país, e uma tendência identificada tanto por pesquisadores, quanto por usuários, é o crescente uso do e-commerce. Usar a internet para vender ou comprar produtos e/ou serviços e ainda utilizar tecnologias como Big Data e Internet of Things para melhorar suas operações tem se mostrado bastante rentável, porém ainda há alguns gargalos a serem superados, como as operações de logística e a fidelização de usuários. O presente trabalho realiza um estudo teórico sobre temas relacionados a varejo, revolução digital e novas tecnologias, e-commerce e logística, buscando diversos autores e pesquisas em cima desses temas para entender suas particularidades, tendências e como se relacionam entre si. Esse trabalho analisa as operações e o contexto de uma startup, chamada Convem, que busca ser um marketplace, onde pessoas podem comprar uma variedade de produtos e serviços online, e ainda oferece um serviço de criação de sites de e-commerce para pequenos estabelecimentos, sendo este segundo o novo foco de monetização, já que vem apresentando melhores resultados. A partir do estudo de caso e de uma análise SWOT, alguns problemas são identificados como a ocorrência de bugs na plataforma, poucas vendas na categoria de serviços, ausência de pagamentos online, falta de comprometimento de vendedores, alta carga horária para atendimento de pedidos, falha nas entregas feitas por lojas, entre outros. As sugestões recomendadas são baseadas nos estudos bibliográficos e alguns exemplos são a inclusão de mais desenvolvedores próprios, desativar categorias que não estão apresentando bons resultados para focar em outras operações, investir na obtenção de novos usuários para viabilizar o uso de pagamento pelo aplicativo, focar na divulgação, implementação de soluções de IoT e possuir logística própria de entregadores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF