Título: | ANÁLISE DE TENSÕES E OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DO CUBO DE RODA DE UM VEÍCULO OFF ROAD BAJA SAE | ||||||||||||
Autor(es): |
LUCIANA HERINGER MATILDE |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador MATHEUS HOFFMANN BRITO - Coorientador |
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Catalogação: | 24/OUT/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45810@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45810 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivos principais a análise de tensões de um cubo de roda, componente da suspensão de um veículo Off Road Baja SAE, e a otimização topológica desta peça visando a redução de sua massa. A estrutura utilizada é a do atual protótipo da Equipe Reptiles Baja PUC-Rio. Será realizado um estudo completo dos esforços atuantes no componente para potencializar o desempenho do veículo nas competições Baja SAE. Inicialmente, foram determinadas todas as condições críticas em que a peça estaria submetida e, em seguida, foi determinado qual delas seria de maior influência em uma possível falha estrutural. A partir desta análise foi definida uma configuração estrutural ideal para que não aconteça nenhuma falha mecânica e por fim, foi aplicada uma técnica de otimização topológica com o objetivo de minimizar a massa total da peça. haja uma redução de massa, por meio de uma otimização topológica. A modelagem inicial da peça foi desenvolvida no software SolidWorks, e as simulações foram executadas no software Ansys Workbench. Assim, foi necessário importar o arquivo do primeiro programa no Ansys e aplicar as condições de contorno em cada situação. Uma vez definida a estrutura ótima do componente, foi necessário verificar a viabilidade de fabricação. Nesse momento, tanto o orçamento da equipe quanto a facilidade de fabricação foram levados em consideração. Por fim, com a nova estrutura desenvolvida, foi realizada uma nova análise estática para verificação da confiabilidade do projeto.
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