Título: | ANÁLISE DE GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO: UM EXEMPLO ILUSTRATIVO | ||||||||||||
Autor(es): |
BARBARA RAYDAN MORAES MOTA VICTORIA DE SOUZA DANTAS TEIXEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ADRIANA LEIRAS - Orientador LUIZA RIBEIRO ALVES CUNHA - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/OUT/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45762@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45762 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este projeto tem como objetivo revisar e estudar as metodologias de gestão de risco de crédito que são reconhecidas na área de finanças, tanto no contexto global quanto nacional e propor um novo modelo, mais eficaz, prático e atual que atenda às necessidades do mercado. No estudo, analisamos diferentes metodologias, seus modelos matemáticos e as variáveis que os influenciam, visando diminuir o risco de inadimplência associado. As principais metodologias analisadas foram as desenvolvidas pela agência de rating Moody s e pela empresa Serasa.
Ao longo do trabalho, desenvolvemos um modelo de análise de risco de crédito capaz de fornecer suporte a um analista na tomada de decisão. O modelo proposto visa fornecer de forma simplificada e eficaz, um score final, que varia de 0 a 20, sendo 0 o melhor score e 20 o pior, cada um com sua respectiva probabilidade de inadimplência. Além disso, o modelo divide o score final em classes de risco (baixa, média e alta).
No fim do trabalho comparamos os modelos atuais e exemplificamos o modelo proposto na empresa Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), principal siderurgia do mercado brasileiro.
O presente estudo demonstrou-se importante por ser capaz de fornecer o conteúdo necessário para uma análise de forma clara e atualizada para o contexto brasileiro, mas alinhado com referências internacionais. O resultado obtido pelo modelo proposto está de acordo com as expectativas do mercado, com uma probabilidade média de inadimplência de 6,5 por cento, resultado este similar ao de duas empresas de referências no ramo, a Moody s e a Serasa.
|
|||||||||||||
|