Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A LITIGÂNCIA ESTRATÉGICA NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
Autor(es): THAINA MAMEDE COUTO DA CRUZ
Colaborador(es): CAROLINA DE CAMPOS MELO - Orientador
ANDREA BANDEIRA DE MELLO SCHETTINI - Coorientador
Catalogação: 11/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45738@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45738
Resumo:
O presente trabalho acadêmico tem como escopo principal examinar o instrumento da litigância estratégica a partir da perspectiva do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Buscou-se, em particular, analisar o ativismo jurídico estratégico promovido pelos atores sociais, o alcance na promoção da justiça social e, consequentemente, o impacto dessa mobilização conjunta em ONGs, movimentos sociais, clínicas de direitos humanos, mídia e sociedade civil, dentre outras, com a finalidade de fomentar o que chamamos de esfera pública transnacional. Na primeira parte, são mapeados e desenvolvidos os conceitos e objetivos do litígio de impacto. Na segunda parte, é abordado o funcionamento do Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos em seu conjunto, o âmbito normativo e os órgãos que a compõe, com o objetivo de solidificar a atuação do litígio estratégico no âmbito do Sistema Interamericano. E, finalmente, na última parte, é realizado um estudo aprofundado sobre o caso Fazenda Brasil Verde vs. Brasil, expondo as determinações estabelecidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pela responsabilização do Estado Brasileiro no enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo, com o propósito de verificar a utilização do instrumento da litigância estratégica e seu desfecho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF