Título: | DETERMINAÇÃO DE FATORES DE INTENSIFICAÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE TENSÃO PARA UM ESPÉCIME KEY-HOLE VIA TSA | ||||||||||||
Autor(es): |
ROBERTO DE PAULA CARVALHO JUNIOR |
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Colaborador(es): |
JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador |
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Catalogação: | 02/OUT/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45682@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45682@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45682 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo utilizar a técnica experimental de análise termoelástica de tensões para determinar limite de fadiga, fatores de concentração e intensificação de tensões e taxa de propagação de trinca baseada na Lei de Paris, utilizando como corpo de prova espécimes de tração e key-hole do material API 5L grau B. O CP de tração será utilizado para determinação do limite de fadiga do material isentando o CP key-hole de qualquer dano primário, para que se possa determinar todas as outras propriedades. Em todos os experimentos, uma câmera infravermelha micro bolométrica de baixo custo (FLIR A655sc) foi usada em conjunto com o software comercial de processamento de dados de TSA (Deltatherm2 da Stress Photonics Inc.). O corpo de prova key-hole será submetido a tração (modo I, estado uniaxial de tensão), de modo a obter-se KI . Vale ressaltar que o método de Risitano (método termográfico) possui incerteza por volta de 15 por cento, que deve ser levado em consideração no cálculo do limite de fadiga. Por fim,
comparar os coeficientes da taxa de propagação de trinca pela Lei de Paris com os obtidos experimentalmente.
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