Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DO LIMITE DE FADIGA DE UMA LIGA DE ALUMÍNIO POR TERMOGRAFIA
Autor(es): GABRIELA WEGMANN LIMA
Colaborador(es): JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
Catalogação: 02/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45678@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45678@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45678
Resumo:
A fadiga é um tipo de falha mecânica muito comum em estruturas. Esse mecanismo é induzido pela atuação de cargas alternadas que, mesmo que sejam elásticas macroscopicamente, levam à iniciação e eventualemte à propagação de uma trinca até o colapso da estrutura. Para o projeto de estruturas contra a fadiga, é essencial que se tenha conhecimento do limite de fadiga do material. Essa propriedade indica que tensões atuantes com amplitudes menores do que seu valor não causam dano por fadiga. Os métodos convencionais para determinação do limite de fadiga incluem grande quantidade de corpos de prova e testes muito longos. Nesse cenário surge o método termográfico que possibilita a obtenção do limite de fadiga com um número pequeno de corpos de prova e testes relatimanente curtos. Esse método seria especialmente conveniente para ligas de alumínio, já que esse material possui vidas muito longas, exigindo testes ainda mais demorados pelos métodos tradicionais de determinação do limite de fadiga. Portanto, esse projeto se propõe a realizar testes termográficos, utilizando o método de Risitano para a determinação do limite de fadiga. Além disso, como uma forma de checar os resultados obtidos por termografia, ainda é feita uma análise EN do material, levantando suas propriedades. Dessa forma pretende-se calcular a amplitude de tensão necessária para gerar a vida infinita do alumínio pelo método EN. Evidentemente a forma ideal de checagem dos valores obtidos por termografia seria a partir dos métodos convencionais de determinação do limite de fadiga. Entretanto, a extrapolação do método EN é uma estimativa educada que pode ser feita em um espaço de tempo mais curto.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF