Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO NUMÉRICO DO PROBLEMA DE INVASÃO DE FLUIDOS DO POÇO PARA O RESERVATÓRIO E INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS REOLÓGICOS NESTE PROCESSO
Autor(es): ROBERTO ALVES DE LIMA JUNIOR
Colaborador(es): MONICA FEIJO NACCACHE - Orientador
ALINE AMARAL QUINTELLA ABDU - Coorientador
Catalogação: 30/SET/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45664@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45664@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45664
Resumo:
A invasão de fluidos do poço para o reservatório é um problema grande nos processos de perfuração de poços de petróleo, pois causa um aumento considerável no custo da operação, bem como no tempo para a realização do mesmo. Em um poço de petróleo é comum que a rocha perfurada tenha porosidades, e através delas o fluido que é utilizado tanto para manter a integridade estrutural do canal como para a retirada dos sedimentos da perfuração, penetra, e com isso há uma perda considerável deste material durante o processo. Neste trabalho, serão realizadas simulações numéricas para a determinação da relação entre vazão e queda de pressão através de uma fenda, a fim de estudar o fenômeno de perda de fluido de perfuração do poço para o reservatório. As simulações são realizadas pelo método de volumes finitos, utilizando o software OpenFOAM, e os resultados obtidos serão comparados com os valores obtidos através de experimentos realizados na PUC-Rio. As simulações foram realizadas para fluidos com diferentes tipos de comportamento, tais como a glicerina, que tem comportamento Newtoniano e misturas de fluidos de perfuração com Laponita, CMC e PAM em diferentes concentrações. Uma vez em que as misturas em questão não possuem comportamento Newtoniano, será utilizado o modelo Power-Law para a determinação da viscosidade do fluido.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF