Título: | DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO TRANSIENTE DE MOTOR FOGUETE A PROPELENTE SÓLIDO | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIA CLARA DE JESUS VIEIRA |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador FERNANDO DE SOUZA COSTA - Coorientador |
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Catalogação: | 24/SET/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45536 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Um foguete é uma máquina que se desloca através da ejeção de um escoamento supersônico de um fluxo de gás a altas temperaturas. O foguete pode ter dois tipos de propelente, podendo ser tanto líquido quanto sólido, e de diversas composições químicas. Os motores de propelente líquido precisam de dois componentes: o combustível e o oxidante. No motor foguete de propelente sólido, o propelente se encontra armazenado no interior da câmara de combustão, em forma de grão. Depois de sua ignição o propelente
é consumido até o fim, devido a isso, não é possível controlar a queima do propelente, podendo ocorrer variações consideráveis na pressão, resultando em instabilidades na combustão quando determinadas frequências são alcançadas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é estudar a estabilidade do propelente KNSU. Foi utilizada a metodologia encontrada na literatura. Dessa forma, caracterizou-se faixa de frequência e a função de resposta em frequência do propelente. Como resultado, obteve-se as curvas da função de resposta em frequência para o KNSU, identificando a faixa de frequência na qual ocorre a instabilidade.
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