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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO TRANSIENTE DE MOTOR FOGUETE A PROPELENTE SÓLIDO
Autor(es): MARIA CLARA DE JESUS VIEIRA
Colaborador(es): LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador
FERNANDO DE SOUZA COSTA - Coorientador
Catalogação: 24/SET/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45536@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45536
Resumo:
Um foguete é uma máquina que se desloca através da ejeção de um escoamento supersônico de um fluxo de gás a altas temperaturas. O foguete pode ter dois tipos de propelente, podendo ser tanto líquido quanto sólido, e de diversas composições químicas. Os motores de propelente líquido precisam de dois componentes: o combustível e o oxidante. No motor foguete de propelente sólido, o propelente se encontra armazenado no interior da câmara de combustão, em forma de grão. Depois de sua ignição o propelente é consumido até o fim, devido a isso, não é possível controlar a queima do propelente, podendo ocorrer variações consideráveis na pressão, resultando em instabilidades na combustão quando determinadas frequências são alcançadas. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é estudar a estabilidade do propelente KNSU. Foi utilizada a metodologia encontrada na literatura. Dessa forma, caracterizou-se faixa de frequência e a função de resposta em frequência do propelente. Como resultado, obteve-se as curvas da função de resposta em frequência para o KNSU, identificando a faixa de frequência na qual ocorre a instabilidade.
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