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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Estatística
Título: ANÁLISE DE DADOS EXPERIMENTAIS OBTIDOS COM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL (DBE) EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Autor(es): JOAO MARCELO GRIGOLETTO DA ROCHA
Colaborador(es): FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador
SERGIO LEAL BRAGA - Coorientador
Catalogação: 20/SET/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45466@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45466
Resumo:
Atualmente, com a necessidade de reduzir a emissão de poluentes produzidos pela combustão de combustão de combustíveis fósseis e aumentar a eficiência de motores e máquinas deste tipo, estudos para melhorar o desempenho de motores à combustão estão sendo desenvolvidos. O presente trabalho tem o objetivo de validar o método mais preciso para ser utilizado no cálculo do atraso de ignição em motores a diesel de quatro tempos de combustão interna através da utilização de misturas diesel-biodiesel-etanol, além de avaliar a relação do avanço do instante de injeção de combustível com a eficiência energética, a pressão no cilindro e atraso de ignição. Para este estudo, foi desenvolvido uma rotina no programa computacional Matlab para ler os dados de testes realizados em uma dissertação do DEM PUCRio. A partir dos dados gerados, foi possível comprovar que o método mais eficaz para o cálculo do atraso de ignição e que a eficiência não necessariamente aumenta com a redução do atraso de ignição.
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