Título: | AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE DIVERSOS COMBUSTÍVEIS EM MOTORES DE COMBUSTÃO POR COMPRESSÃO UTILIZANDO A TECNOLOGIA RCCI | ||||||||||||
Autor(es): |
NICOLLAS DE CARVALHO GOMES |
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Colaborador(es): |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Orientador SERGIO LEAL BRAGA - Coorientador |
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Catalogação: | 10/SET/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45289@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45289 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os motores de combustão por compressão que utilizam os combustíveis fósseis, são grandes emissores de gases de efeito estufa. Pesquisas avançam cada vez mais sobre o tema, a fim de deixar os motores mais eficientes, tanto em questões energéticas quanto em questões ambientes. O presente trabalho utiliza a metodologia da avaliação do ciclo de vida (ACV), para analisar e comparar a emissão de co2 equivalente em uma abordagem do poço a roda em motores de ignição por compressão de reatividade controlada (RCCI), utilizando diferentes combustíveis de baixa e alta reatividade. O estudo foi realizado a partir do levantamento de trabalhos anteriores, voltados para motores RCCI com diferentes combinações de combustíveis e diferentes ranges de pressão efetiva média indicada (IMEP) e recirculação dos gases de exaustão (EGR). Dezesseis publicações relacionadas ao tema são apreciadas, obtendo-se cento e doze casos diferentes de utilização de motores RCCI. Os combustíveis analisados são diesel, biodiesel, metano, metanol, gás natural, n-butanol, gasolina, éteres dimetílicos de polioximetileno (PODE) e etanol. A taxa de IMEP e EGR variou de 4 a 23 bar e de 0 a 57 por cento, respectivamente. Ao final deste trabalho, conclui-se que motores RCCI que utilizam a gasolina como o combustível de baixa reatividade e o PODE como combustível de alta reatividade, são os que possuem melhores resultados, quando comparado com os outros combustíveis analisados. As emissões de do motor se mantiveram abaixo de 200 g/kw.h em todos os casos analisados e as taxas emissão de total (do poço a roda), não ultrapassaram de 300 g/kw.h.
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