Título: | FOGO DE MONTURO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE CIVILIZAÇÃO E DE VIOLÊNCIA EM NORBERT ELIAS | ||||||||||||
Autor(es): |
JONAS THOBIAS DA SILVA DIAS MARTINI |
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Colaborador(es): |
MARCELO GANTUS JASMIN - Orientador |
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Catalogação: | 02/SET/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45115@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45115 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho se propõe a investigar como o sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) conceitua civilização e violência em sua teoria dos processos civilizadores. Parte-se da hipótese de que o teórico atribui um significado para civilização como um processo que não exclui completamente a violência física do homem por um desenvolvimento progressivo das faculdades morais, intelectuais e políticas dos seres humanos tornados civilizados – tal como acreditava em larga medida o pensamento iluminista. Ao contrário, a violência é reprimida por um processo de sublimação a longo prazo, não irrompendo no habitus social, embora esteja presente, mas nem sempre aparente. Assim, busca-se argumentar que o autor tem uma visão sociologicamente positiva da violência, algo que se acredita estar relacionado às experiências históricas do pós-Primeira Guerra Mundial e da subsequente frustração do ideal de progresso civilizatório. Em poucas palavras, o que se quer é historicizar esses conceitos em Elias, bem como analisar a relação do sociólogo com a história, uma vez que a sua teoria está embasada na proposta de uma sociologia histórica.
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