Título: | METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS 4.0 PARA A FABRICAÇÃO SUSTENTÁVEL DE COMPONENTES MECÂNICOS | ||||||||||||
Autor(es): |
VIVIAM CINTRA DE A GUIMARAES |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador DANIEL LUIZ DE MATTOS NASCIMENTO - Coorientador |
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Catalogação: | 30/AGO/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44957@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44957 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho propõe uma metodologia para a fabricação de um componente mecânico do sistema de suspensão traseira do e-Delivery, um caminhão Volkswagen, elétrico, leve e de circulação urbana, desenvolvido pela MAN Latin America, em Resende - Rio de Janeiro. O objeto de estudo é um suporte de mola de suspensão composto de ferro fundido nodular GGG-40 e a estratégia de fabricação desenvolvida baseia-se na união de diferentes áreas de pesquisa e tecnologia: reciclagem, manufatura aditiva e microfusão. Para a realização do trabalho, foram utilizados conhecimentos adquiridos nas disciplinas do ciclo profissional da Engenharia Mecânica, em especial, Processos de Fabricação e Materiais de Engenharia, e estudou-se diversas referências bibliográficas, todas as quais são indicadas ao longo do texto. O trabalho foi elaborado de forma a poder ser adaptado para a fabricação de outros tipos de componentes mecânicos, apoiando-se nos princípios da sustentabilidade e tendo como objetivo a sua possível inserção em um contexto futuro de economia circular.
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