Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA DECISÃO FINAL DO CONSUMIDOR
Autor(es): JÉSSICA RIGUEIRA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA
RAISA ALVES SEPULVEDA
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 09/AGO/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=43190@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43190
Resumo:
Este projeto descreve atividades aplicadas no reaproveitamento e reciclagem de resíduos e produtos abordando conceitos atuais como: Ciclo de vida, Logística Reversa e Economia Circular. Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a crescente conscientização sobre os impactos ambientais pela sociedade, a prática e implantação de atividades sustentáveis estão cada vez mais presentes nos processos produtivos de grandes empresas. Diante desse panorama, este trabalho apresenta uma análise sobre a percepção dos consumidores do setor de cosméticos sobre a sustentabilidade empresarial e a logística reversa, além de sua influência na decisão final de compra. Assim, é realizada uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e quantitativa, cujo procedimento técnico é o levantamento ou survey. O resultado apresentado tem por fim analisar o comportamento e conhecimento do consumidor de produtos cosméticos e comprovar que a implementação de um sistema de Logística Reversa pode ser um fator vantagem competitiva para as empresas e um mecanismo de fidelização do cliente, gerando informações estratégicas para empresas de produtos de beleza. Assim, sugere-se que estudos futuros sejam feitos de forma qualitativa, por meio de entrevistas pessoas com consumidores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF