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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM CONTROLADOR DE FREIOS PARA A APLICAÇÃO EM AERONAVES
Autor(es): PABLO MILHEIRO NOVAES DE ARAUJO
Colaborador(es): HELON VICENTE HULTMANN AYALA - Orientador
Catalogação: 01/AGO/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=42652@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42652
Resumo:
Os sistemas de controle de freio são imprescindíveis para as grandes aeronaves atuais, devido à grande energia a ser dissipada durante a manobra de pouso ou de rejeição de decolagem. Para garantir o melhor desempenho de frenagem é necessário atingir o maior coeficiente de atrito entre pneu e solo, o qual varia com o deslizamento do pneu e as condições da pista. Desta forma, para freiar a aeronave da maneira mais eficiente possível, o sistema de controle de freio deve assegurar que o deslizamento do pneu esteja na faixa ótima para cada tipo de pista. Este trabalho propõe a aplicação de um controlador PID digital para o controle do deslizamento do sistema não linear. Uma simulação usando um modelo de trem de pouso, de atuação e de pneu é utilizada para o projeto do controlador. A metodologia é aplicada utilizando uma otimização por dois algoritmos evolutivos para a parametrização do controlador. A otimização por enxame de partículas e por algoritmo genético convergiram para controladores com bom desempenho para seguir o valor de referência de deslizamento, para isso uma função objetivo capaz de penalizar soluções instáveis foi dimensionada.
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