Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PROJETO DE TABULEIRO DE COMPORTA HIDRÁULICA PLANA CONSIDERANDO A NORMA ABNT-NBR8883
Autor(es): FLAVIO HORSTH DE SETA
Colaborador(es): MARCO ANTONIO MEGGIOLARO - Orientador
Catalogação: 26/JUL/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=42363@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=42363@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.42363
Resumo:
O processo de dimensionamento de comportas é complexo, iterativo e repetitivo. Com tantos elementos dependentes uns dos outros, fica difícil saber por onde começar quando não se tem experiência na área. Este trabalho apresenta o projeto de uma comporta plana de forma simples. Com este objetivo são realizados um fluxograma e um script que podem ser utilizados para projetar comportas planas que apresentem configurações similares ao do trabalho. O fluxograma auxilia na tomada de decisões e serve como guia no dimensionamento ao mesmo tempo que o script facilita e agiliza a reprodução dos cálculos. A comporta projetada tem as dimensões de 4,7 metros de largura por 9,7 metros de altura e está sujeita a uma pressão hidrostática de até 33,5 metros de coluna de água. São dimensionados, de forma analítica e com ajuda da norma brasileira ABNT-NBR8883, os elementos de: viga principal, chapa de paramento, vigas de apoio e rodas. As rodas e vigas principais são posicionadas de forma a resistir aproximadamente à mesma carga. Esse dimensionamento é realizado com o objetivo de obter tensões aceitáveis para aços facilmente encontrados no mercado. É aplicado um coeficiente de segurança de 1,5 para a limite de escoamento. Essas tensões são comparadas com as obtidas pelo software ANSYS, que utiliza o método de elementos finitos. A simulação tem o objetivo de verificar a eficácia e eficiência dos cálculos realizados, frente a sua simplicidade. Essa simulação mostra que tanto o método analítico quanto a norma superdimensionam o projeto, já que a tensão de simulação resulta em uma média de 48 porcento da tensão calculada a partir das referências.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF