Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE NUMÉRICA DA CURVATURA DOS ARAMES DA ARMADURA DE TRAÇÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS DURANTE PROCESSO DE DOBRAMENTO
Autor(es): LUCAS RODRIGO DE LIMA SOARES CARNEIRO
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 19/JUL/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=41868@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=41868@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41868
Resumo:
Este trabalho apresenta e compara dois modelos 2D em elementos finitos para análise da curvatura dos arames da armadura de tração de dutos flexíveis durante o processo de dobramento. Em ambos os modelos, foi utilizado o programa comercial ANSYS de elementos finitos e com este é possível avaliar não só a curvatura depois do dobramento como também sua curvatura após o retorno elástico. O primeiro modelo consiste em um arame engastado sob flexão pura com não-linearidades geométricas e físicas do material. No segundo modelo, o arame engastado é conformado em um gabarito sob auxílio de um cilindro. E a este modelo é adicionado a não-linearidade de contato entre os componentes. Ambos os modelos geram resultados para comportamentos de materiais elásticos, elástico-perfeitamente plástico e elastoplástico e seus resultados são comparados com um modelo analítico disponível na literatura. Conclui-se que o modelo que conforma o arame no gabarito exige maior esforço computacional para convergir quando comparado ao primeiro modelo. Isto é justificado pelo contato que ocorre entre os componentes do modelo. Em contrapartida este segundo modelo apresenta melhores resultados para comportamentos que possuem plasticidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF