Título: | O IMPACTO DA FUSÃO ENTRE A FIBRIA E A SUZANO NO SEUS RESPECTIVOS VALORES DE MERCADO: EVIDÊNCIAS ESTATÍSTICAS | ||||||||||||
Autor(es): |
RODRIGO SIEIRA VILLAS |
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Colaborador(es): |
DAVI MICHEL VALLADAO - Orientador CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Coorientador |
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Catalogação: | 18/JUN/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=39397@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39397 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A fusão entre a Fibria e a Suzano possivelmente criará a maior empresa de papel e celulose do mundo, respondendo por aproximadamente metade da produção mundial nesse setor. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo medir o impacto da decisão de juntar as linhas produtivas das duas empresas envolvidas no processo. Primeiramente, definimos o que é considerado normal para um retorno diário através de uma regressão nos dados disponíveis. Nesse âmbito, descobrimos que a limitação imposta pelo IPO (Initial Public Offering) da Suzano na data 10/11/2017, restringindo a base de dados, produziu resultados discrepantes da realidade, justificando a necessidade de estender o horizonte de estimação do modelo. Finalmente, os resultados de curto prazo voltados à fusão entre a Fibria e a Suzano mostraram que o impacto no período de especulação antes do anúncio formal da fusão entre as duas empresas foi positivo, estatisticamente, para a Fibria e não significante para a Suzano. Em contra partida, após o anúncio, a primeira empresa não teve um impacto relevante, estatisticamente, enquanto que a segunda se beneficiou, aumentando seu valor de mercado em aproximadamente 90 por cento devido a fusão.
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