Título: | PROJETO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE TRENS DE ALTA VELOCIDADE - TRAJETO: RIO DE JANEIRO A SÃO PAULO | ||||||||||||
Autor(es): |
ISADORA MENDES LOPES JULIA GARCIA CARNEIRO |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=39047@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.39047 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esse trabalho consiste na aplicação de um modelo pré-existente, que foi desenvolvido para análise de um projeto da criação de uma linha de trem de alta de velocidade (TAV) em Portugal, no trajeto Lisboa-Porto, para o estudo de uma possível implantação de uma rede TAV no trecho entre Rio de Janeiro e São Paulo. Neste estudo, também serão apresentados alguns artigos que estudam a implementação e as principais dificuldade de implantação da linha ferroviária de alta velocidade em vários países ao redor do mundo.
Inicialmente, será analisado o percurso atual do projeto, da maneira como foi proposto pelo governo, utilizando as suas estações originais e a população que as permeiam. Ao utilizar esses dados e a velocidade padrão desse meio de transporte, além do custo do tempo na região sudeste, será demonstrado se o projeto vale a pena do ponto de vista econômico.
Posteriormente, uma análise utilizando cinquenta e cinco cidades localizadas entre Rio de Janeiro e São Paulo será feita para verificar a possibilidade de aperfeiçoamento do percurso e da quantidade de estações abertas. Como medida de comparação, será utilizado o custo relacionado ao mesmo percurso se fosse realizado com o transporte rodoviário. Entretanto, serão analisados o mesmo trajeto para diferentes cenários para custo do tempo da região sudeste, para que veja a partir de qual quadro vale mais a pena, economicamente, a abertura das estações.
Para concluir o estudo, após a verificação da viabilidade econômica da criação da linha TAV, será demonstrado qual cenário tornaria mais favorável à sua construção.
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