Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: COMPETÊNCIAS DELIBERATIVAS DE CORTES CONSTITUCIONAIS
Autor(es): PEDRO PAULO OLIVEIRA DE S RIBEIRO
Colaborador(es): RACHEL BARROS NIGRO - Orientador
Catalogação: 03/JUN/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38696@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38696
Resumo:
Conciliando direito e política, esta monografia desvenda uma forma de analisar o processo decisório de cortes constitucionais explorando a ferramenta teórico-analítica elaborada por Conrado Hübner Mendes (2013). Buscando mensurar a qualidade decisória desta categoria institucional nas diferentes democracias contemporâneas, sua tese sobre o desenvolvimento de competências deliberativas capta nova função às cortes constitucionais. Sob esta função, apuram-se as ideias de uma corte deliberativa como tipo ideal de corte constitucional e de um modelo avaliativo de desempenho deliberativo enquanto equipamento crítico apto a mensurar a distância entre a atuação de uma corte específica e os parâmetros requisitados por este tipo. Tendo por hipótese a viabilidade do modelo e de sua aplicação prática ao Supremo Tribunal Federal (STF), seus elementos foram organizados e transformados no mapa deliberativo do processo decisório constitucional. Ao estruturar um guia prático de análise institucional, segundo as lentes deste autor, o presente trabalho resulta na sistematização de competências deliberativas como um meio para pesquisar a legitimação política em cortes constitucionais. Tal sistematização, entretanto, avança novas possibilidades investigativas ensejando complementações para além do próprio modelo inaugurado por Mendes. Com a criação desta plataforma heurística, almeja se contribuir às presentes e futuras pesquisas sobre a corte brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF