Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EMPREENDEDORISMO FEMININO, MATERNIDADE E CONFLITO TRABALHO-FAMÍLIA
Autor(es): TAYANE MIRANDA MOREIRA
Colaborador(es): ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Catalogação: 30/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38521@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38521@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38521
Resumo:
Este estudo teve a intenção de descrever as experiências e estratégias adotadas por mulheres empreendedoras para conciliar as esferas profissional e pessoal com o intuito de diminuir o conflito trabalho-família. A pesquisa teve como foco mulheres que são mães, empreendedoras e foram motivadas a empreender na tentativa de conciliar trabalho e maternidade. Seu objetivo foi analisar como essas mulheres vêm conciliando a gestão de seus negócios com a maternidade. A metodologia de pesquisa escolhida para o estudo foi de natureza qualitativa, tendo sido entrevistadas seis mulheres, com profissões variadas e pertencentes a setores distintos que são donas do próprio negócio e começaram a empreender na tentativa de conciliar trabalho e família. Os resultados desta pesquisa sugerem que as entrevistadas, em sua maioria, largaram o emprego corporativo e começaram a empreender logo após o advento da maternidade e que o empreendedorismo pode oferecer algumas vantagens, como diminuir o conflito trabalho-família, flexibilizar os horários, aumentar o grau de autonomia e desejo de realização profissional. Essas mulheres adotaram estratégias para equilibrar a vida profissional e pessoal e enfrentar as dificuldades geradas pelo fato de serem mães e empreendedoras.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF