Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A NOVA LEI DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E SEUS IMPACTOS NA REFORMA AGRÁRIA
Autor(es): MARIA ISABEL MATOS TANCREDO
Colaborador(es): VIRGINIA TOTTI GUIMARAES - Orientador
Catalogação: 28/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38452@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38452
Resumo:
A presente monografia tem como objetivo apresentar criticamente as inovações e mudanças trazidas no campo da regularização fundiária, com foco na reforma agrária, pela Lei 13.465/17. A partir da compreensão das diferentes compreensões e aplicações da política de reforma agrária ao longo dos marcos históricos da ditadura militar, processo constituinte, normas positivadas na Constituição e conjuntura contemporânea, busca-se propiciar um terreno mais fértil para análise dos desafios e alterações impostas pelo novo marco legal. Assim, o trabalho examinou a tramitação da lei, a inclusão do requisito da temporalidade como elemento que solitário permite a consolidação dos projetos de assentamento, o conceito e efeitos da chamada conclusão de investimentos, as formas de titulação dos assentados, a autorização para realização de contratos de integração, as alterações na seleção de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária, a previsão de pagamento em dinheiro pelos imóveis rurais adquiridos por meio de compra e venda ou arrematação judicial para fins de reforma agrária e, por fim, a Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Procurador Geral da República em face da lei. Nesse contexto, tornou-se possível perceber os efeitos de reconcentração fundiária que fizeram com que a lei fosse conhecida como potencializadora de uma contrarreforma agrária.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF