Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: USABILIDADE NO EAD CORPORATIVO: APLICAÇÃO DE ERGONOMIA NA CONFIGURAÇÃO DE TELAS DE CURSOS ONLINE
Autor(es): GUILHERME NASI DE CASTRO
JANAINA SOUZA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38018@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38018
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma lista de recomendações de usabilidade para e-learning, um modelo de ensino não presencial apoiado em tecnologia, voltado para educação corporativa. Para isso, recorreu-se a uma contextualização geral e aplicada ao mercado corporativo da educação à distância no Brasil, apresentando suas tendências futuras, metodologias de produção (clássica e ágil) e um retrato do público alvo de educação à distância para o mercado corporativo. Expôs-se ainda, neste trabalho, conceituações de ergonomia e sua aplicação na interação humano-computador, a usabilidade, bem como sua aplicação com fins pedagógicos e uma breve conceituação da ergonomia cognitiva e processos cognitivos, fundamentais para o desenvolvimento das recomendações de ergonomia e usabilidade. Como resultado, foi elaborado um guia para recomendações de ergonomia de projetos de telas e uma ferramenta para ser utilizada em projetos de desenvolvimento de e-learning, trata-se de um checklist com recomendações de usabilidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF