Título: | ANÁLISE DE VAZÃO DA MISTURA AR-COMBUSTÍVEL NA INTERFACE PISTÃO-CILINDRO EM MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIEL HENRIQUE FIGUEIREDO SILVA |
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Colaborador(es): |
SERGIO LEAL BRAGA - Orientador FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - Coorientador |
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Catalogação: | 03/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37898@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37898 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho se dedicou a fazer uma análise simulatória do blow-by (escoamento compressível do fluido ar-combustível através da folga radial existente entre o pistão e o cilindro) em um motor teórico, no qual foram removidos os anéis de seguimento dos pistões e acrescentado magnetos permanentes para reduzir o atrito na interface pistão-cilindro.
Utilizando as equações de conservação de massa e da quantidade de movimento, foi definido o conjunto de equações a ser resolvido para um escoamento de ar compressível e isotérmico. O problema foi representado por um escoamento entre placas planas paralelas estacionárias, utilizando como referência o escoamento de Couette.
Na ausência da solução analítica foi obtida com ajuda do software ANSYS – Fluent, uma resolução numérica para diferentes diferenças de pressões entre entrada e a saída do canal, e também, uma variação do gap (folga radial na interface pistão-cilindro). Foram utilizados dados experimentais de pressão indicada e rotação de um motor de ignição por compressão real, para descrever o comportamento do blow-by nos períodos de compressão e expansão, sem troca de calor.
Por fim, a partir de varias interações foi possível dimensionar e estimar uma folga teórica, sem os anéis de seguimento, para que se tivesse o mesmo vazamento em comparação ao vazamento de um motor real com os anéis de seguimento.
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