Título: | A PARTICIPAÇÃO PRIVADA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: MODELOS E OPORTUNIDADES | ||||||||||||
Autor(es): |
RAPHAEL BARATA PASQUALETTE |
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Colaborador(es): |
JULIAN FONSECA PENA CHEDIAK - Orientador |
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Catalogação: | 26/ABR/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37839@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37839 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho visa demonstrar a possibilidade da participação de entes privados na educação pública brasileira, por meio de institutos próprios do ordenamento jurídico nacional, com o objetivo de buscar seu desenvolvimento e fomentar práticas de gestão de qualidade. A partir de uma digressão inicial do contexto constitucional em que a educação pública se insere, parte-se à análise do Estado como interventor indireto na economia e provedor de serviços públicos. Em seguida, realizamos o estudo acerca de dois institutos utilizados para permitir a participação de particulares na educação, quais sejam, a Participação Público-Privada e as Organizações Sociais. Neste, são analisados os mecanismos previstos nas leis dos institutos mencionados, bem como sua eventual aplicação ao setor da educação, por meio da análise de caso das Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte e das tentativas de implantação das escolas charter no Brasil.
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