Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A AUTONOMIA DA VONTADE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Autor(es): MANOELA MANSUR COELHO DE ALMEIDA
Colaborador(es): INES ALEGRIA ROCUMBACK - Orientador
Catalogação: 24/ABR/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37812@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37812
Resumo:
O presente trabalho visa impulsionar uma reflexão bem como uma discussão criteriosa e cautelosa acerca dos princípios e institutos presentes no ordenamento jurídico brasileiro que cercam e protegem as crianças e os adolescentes, restringindo as suas respectivas autonomias. Com o fito de cumprir esse objetivo com clareza, analisar-se-ão as peculiaridades intrínsecas ao instituto da incapacidade, do princípio do melhor interesse da criança e da relação entre os pequenos e suas famílias como predominantes tomadoras de decisão. Ademais, dando sequência as mencionadas análises, se estudará brevemente a relação existente entre o Estado e a família, como protetora dos menores de idade. Logo, para que o referido estudo seja realizado com clareza, será feito um breve resumo acerca da constitucionalização da família brasileira e suas consequências para os infantes. Ao final, abordar-se-ão problemáticas resultantes das limitações da autonomia da vontade da criança e do adolescente no seio dos direitos da personalidade, bem como será proposta um novo olhar acerca de tantos conflitos e paradoxos que acabam por surgir durante todas as análises. Para tanto, o presente trabalho contará com exposição doutrinária e jurisprudencial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF