Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A TRAJETÓRIA DE JOVENS PROFISSIONAIS ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES: REVELANDO FRONTEIRAS, ESTRATÉGIAS E EXPECTATIVAS
Autor(es): MARCELO JUCA QUINTAO
Colaborador(es): ANA HELOISA DA COSTA LEMOS - Orientador
Catalogação: 02/ABR/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37571@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37571@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37571
Resumo:
Este estudo teve como objetivo mapear as trajetórias de jovens profissionais das camadas populares, ex-bolsistas de uma IES (Instituição de Ensino Superior) privada do Rio de Janeiro, reconhecida como uma das melhores universidades da América Latina, cujo público é tradicionalmente formado por jovens pertencentes às elites socioeconômicas, com vistas a identificar: i) os aspectos que limitaram ou habilitaram as trajetórias universitária e profissional desses ex-bolsistas; (ii) as estratégias adotadas por estes jovens em suas trajetórias e (iii) suas expectativas profissionais.Desta forma, buscou-se compreender a construção das carreiras, tendo como referência a base educacional, as influências sociais, as expectativas antes de cursar a faculdade e, posteriormente, a inserção no mercado de trabalho. A pesquisa realizada teve um caráter qualitativo e contou com a participação de 15 entrevistados, ex-alunos bolsistas de graduação de diferentes cursos. A análise dos resultados permitiu identificar fronteiras no âmbito social, acadêmico e profissional que surgiram em suas trajetórias. Identificou-se, também, o papel do apoio familiar e da educação de qualidade como estratégicos para o rompimento das fronteiras. Nesse sentido, não obstante as considerações de Bourdieu que discutem a reprodução social, foi constatada a presença de um capital social e cultural incorporado, resultado de uma importante adaptação para que esses ex-bolsistas conseguissem superar os desafios, garantindo a inserção qualificada no mercado de trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF