Título: | CESTA OU TOUCHDOWN?: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DA NBA E DA NFL NO BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
BERNARD WOLF MORITZ |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO AURELIO DE SA RIBEIRO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 19/MAR/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37399@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37399@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37399 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
NBA e NFL são duas ligas de grande faturamento e popularidade global. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre as estratégias de marketing de ambas no Brasil. Com o intuito de compreender melhor o aumento do número de fãs das ligas e os esforços realizados pelas empresas para tal, foi feito um estudo de caso exploratório, em que os dados foram coletados a partir de revisão bibliográfica e entrevista qualitativa. As teorias do macroambiente, das cinco forças competitivas, do marketing esportivo e de conteúdo foram utilizadas como base de comparação. Concluiu-se então que a NBA, por estar investindo mais e por mais tempo no Brasil, possui melhores resultados e um produto mais maduro que a NFL no país.
|
|||||||||||||
|