Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: UTILIZAÇÃO DE DERIVATIVOS EM EMPRESAS ESTUDO DE CASO: AZUL S.A
Autor(es): CRISTIANO DA SILVA MAIA
Colaborador(es): WAGNER SABOIA DE ABREU - Orientador
Catalogação: 12/MAR/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37314@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37314
Resumo:
As variáveis que exercem influência em um setor podem torná-lo complexo e imprevisível. A complexidade de um setor, quando existente, é uma característica que não pode ser ignorada pelo corpo executivo da companhia sendo necessário a inteira compreensão do mercado em que a mesma está inserida. A imprevisibilidade, presente em qualquer setor da economia, também deve ser compreendida e atenuada. O setor de aviação, analisado nesta monografia, é influenciado por diversas questões econômicas, o que o torna complexo e em alguns momentos imprevisível. Podemos destacar a importância do PIB do país, nível de inflação e desemprego como questões que afetam diretamente o setor aéreo podendo causar mudanças na demanda, oferta e também nos custos de uma empresa do setor. Os custos das companhias, que no passado eram vistos apenas como um indicador ordinário, passaram a ser uma ferramenta de auxílio às decisões estratégicas. No setor aéreo brasileiro, mais especificamente na aviação comercial, os custos passaram a ter maior importância a partir dos primeiros movimentos de desregulamentação do setor, iniciado em 1991, e foram intensificados com a entrada no setor da GOL Linhas Aéreas, que trouxe o conceito de low cost para o Brasil. Esse novo foco em custos iniciou uma nova etapa na competição das companhias aéreas no Brasil que cada vez mais buscaram utilizar instrumentos para ter consideráveis margens operacionais frente a uma tendência de queda do ticket médio das passagens. Dado esse foco, todas as companhias brasileiras passaram a atacar dois grandes problemas da estrutura de custos. O primeiro é o custo do querosene de aviação, produto derivado do petróleo e dolarizado, sendo sensível a mudanças econômicas no mundo e principalmente no Brasil. O segundo é o custo da dívida das empresas e a exposição cambial da mesma. Para atenuar esses dois problemas, as empresas buscam realizar operações com derivativos, buscando reduzir riscos sistemáticos e aumentando assim o controle frente a imprevisibilidade e complexidade do setor aéreo. Com base nisso, desenvolvemos uma monografia mostrando a importância de operações com derivativos em empresas do setor aéreo, com ênfase na companhia Azul Linhas Aéreas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF