Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA OPERAÇÃO LOGÍSTICA EM UM EMPRESA INTERNACIONAL DE PEQUENO PORTE
Autor(es): CAROLINA KANTO MAGALHAES
FERNANDA DE SOUZA THAUMATURGO
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 25/FEV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37135@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37135
Resumo:
O trabalho apresenta inicialmente uma revisão bibliográfica sobre conceitos relacionados a comércio global, supply chain (cadeia de suprimentos) e logística internacional. Com base nessa revisão, é elaborado um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte brasileira com operações nos Estados Unidos, que importa malas e mochilas de fornecedores chineses para comercializar no mercado norte americano. O objetivo do estudo consiste em mapear e analisar os processos logísticos da empresa empregando a metodologia Business Process Management (BPM) e propor melhorias. Como principais oportunidades identificadas, destacam-se a melhoria na comunicação com o fornecedor, revisão dos contratos de fornecimento tornando mais estritas as cláusulas de qualidade, implementação de inspeção de qualidade no fornecedor, melhoria na integração dos sistemas da empresa e abertura de um novo centro de distribuição nos Estados Unidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF