Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODELOS DE NEGÓCIOS EM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E NOVAS OPORTUNIDADES
Autor(es): MARIANA MORTARI CARRILHO
JOAO PAULO CORREA DA COSTA E SILVA
Colaborador(es): FERNANDO LUIZ CYRINO OLIVEIRA - Orientador
RODRIGO FLORA CALILI - Coorientador
Catalogação: 20/FEV/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37051@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37051@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37051
Resumo:
Em constante destaque nas notícias, a organização do setor elétrico nacional e o grande potencial solar brasileiro incitam questionamentos sobre a baixa participação brasileira no mercado fotovoltaico. Visando a busca pela diversificação da matriz energética nacional, pretende-se estudar as experiências internacionais levando em conta modelos de negócios e sua correlação com o arcabouço regulatório nacional. Primeiramente foi realizado um mapeamento e revisão do quadro fotovoltaico mundial, levando em consideração os paradigmas relativos à geração distribuída juntamente com o estudo da relação de paridade. Obteve-se, portanto, dois estudos, divididos entre a mecânica do modelo brasileiro e os modelos de negócios internacionais, subdivididos em arquétipos. A partir da correlação de ambos foram identificadas oportunidades para o crescimento dessa fonte de energia e a necessidade da implantação de ferramentas de incentivo para que haja a monetização das entidades interessadas. Usando como base os seguintes pontos: evolução regulatória e progresso nas interpretações do CONFAZ e lei do estado de Minas Gerais, queda constante no custo dos sistemas, tendência de aumento das tarifas de distribuidoras e a tendência do mercado a utilizar fontes renováveis, pode-se afirmar que a Geração Distribuída terá amplo desenvolvimento nos próximos anos, enfatizando, assim, a importância de manter atualizado esse campo desse estudo e como consequência os pontos discutidos no presente trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF