Título: | PROJETANDO UM SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA DETECÇÃO DE ARGOLAS PARA AUXILIAR A NAVEGAÇÃO DE UM MVA | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILHERME SIQUEIRA EDUARDO MANOEL FELICIANO DA SILVA NETO |
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Colaborador(es): |
WOUTER CAARLS - Orientador EDUARDO COSTA DA SILVA - Coorientador |
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Catalogação: | 17/DEZ/2018 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35879@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35879@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35879 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Visão computacional aplicada à localização e detecção de alvos é uma proeminente área de estudos na
literatura nos últimos anos. Convencionalmente, MVAs (Micro Veículos Aéreos) dependiam apenas de
sensores de distância e utilizavam controladores embarcados simples e modestos. O grande aumento no
poder computacional disponível tornou possível o uso de algoritmos de visão computacional cada vez mais
complexos, para aplicações embarcadas em tempo real. Este trabalho foca na avaliação de diferentes tipos
de algoritmos computacionalmente exigentes, como transformadas baseadas em acumulador (Hough,
Radon), morfologia matemática e abordagens de Monte Carlo, para processar dados providos por apenas
uma câmera e auxiliar a navegação de um MVA por um percurso de obstáculos. Esses algoritmos são
testados em diversas situações que buscam emular diferentes cenários de detecção da argola, sendo cada
algoritmo avaliado em 3 métricas-chave: tempo de processamento, razão de detecções válidas e exatidão.
O algoritmo com melhor desempenho é analisado por seu comportamento no desafiador percurso das
argolas da competição IMAV 2018, em que a iluminação é precária e a captura da câmera é sujeita aos
efeitos de vibração e movimentos causados pelo MVA. Por fim, algoritmos adequados são implementados
em conjunto com um controlador de navegação para o MVA, com o objetivo final de passar por uma argola
autonomamente. Os algoritmos são, então, avaliados pelo tempo levado para executar a tarefa e pelo
comportamento de voo em cenários similares aos previamente testados.
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