Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS ADAPTATIVOS PARA REDES DE SENSORES
Autor(es): JAYME ELIAS DE OLIVEIRA NETO
Colaborador(es): RODRIGO CAIADO DE LAMARE - Orientador
Catalogação: 10/DEZ/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35814@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35814@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35814
Resumo:
A conexão sem fio vem se tornando mais comum nos últimos anos isso aumenta a probabilidade de interferência entre sinais e com o ruido ambiente, fazendo com que o sinal na recepção apresente uma diferença considerável em relação ao sinal transmitido. Neste trabalho são desenvolvidos algoritmos que aplicam simultaneamente técnicas de filtros adaptativos e adaptação de redes. Os algoritmos desenvolvidos têm como objetivo serem aplicados em um sistema de comunicação para dispositivos IoT e redes de sensores sem fio. O objetivo é reconfigurar os filtros e a ligação entre os nós para que erro do sinal na recepção seja o menor possível. Em um algoritmo de filtros adaptativos temos conhecimento dos sinais de entrada e saída, começamos o processo aplicando um vetor de valor inicial 0 que em cada interação é variado em função da magnitude do erro. Com base nessa técnica podemos desenvolver variações ainda mais eficientes. Usamos variações que localizam e excluem frequências com menor probabilidade de estarem presentes no sinal alem de ajustarem a configuração da rede. As técnicas utilizadas são variações do algoritmo Least Mean Square (LMS). As técnicas usadas para adaptação de redes são Busca Exaustiva (BE) e Explorador de Esparsidade (EE) para adaptar o filtro aplicamos a Adaptação Continuo-Discreta Alternada (ACDA). Alem disso, propõem-se combinar os algoritmos de adaptação de rede e de parâmetros em um único que gera um resultado mais exato. A modulação por espalhamento espectral usada no LoRa tem potencial para ser a principal rede aplicada na maioria dos projetos e aplicações IoT. Nas simulações apresentaremos sinais e configurações compatíveis com o sistema LoRa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF