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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: CONCEPÇÃO DE UMA BASE ARTICULADA PARA SIMULADOR PASSIVO DE BICICLETAS
Autor(es): ANA BEATRIZ DE GOES CAMPOS
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Catalogação: 13/NOV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35599@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35599
Resumo:
Desenvolvimento de um aparato passivo para fixação de uma bicicleta visando à futura construção de um simulador ativo com 3 graus de liberdade (velocidade longitudinal, ângulos de rolagem e guinada). Modelos 3D detalhados em Solid Works da bicicleta e do aparato para determinação das suas propriedades inerciais, a serem comparadas com testes experimentais realizados em uma bicicleta similar à detalhada no SW: posição (em relação aos pontos de contato dos pneus com o solo) e altura do centro de massa; momentos de inércia de rolagem e guinada; momentos de inércia das rodas. Avaliação do comportamento dinâmico de uma bicicleta instrumentada: velocidade e aceleração longitudinais, tempo de parada em frenagem, considerando diferentes relações de transmissão, em movimentos típicos (deslocamento em terreno plano, subida e descida de ladeiras); aceleração lateral, velocidades angulares de rolagem e guinada, ângulo de rolagem, ângulo de esterçamento do guidão, para comandos típicos do condutor em manobras padrão (skidpad, slalom e double lane change); coeficiente de dissipação nos mancais das rodas, tempo de queda. Tais informações visam a caracterização dos principais parâmetros e variáveis da bicicleta para definir as especificações do simulador: velocidade da base, limites dos ângulos de rolagem e guinada, posicionamento dos eixos de guinada e rolagem da base articulada em relação aos pontos de ancoragem da bicicleta, entre outros, de modo a garantir a maior aproximação possível do seu comportamento ao da bicicleta se deslocando normalmente/livremente. Construção de um protótipo do aparato em escala reduzida. Especificação de componentes da base articulada.
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