Título: | FATORES DE RESISTÊNCIA À ADESÃO AO PROGRAMA DE SÓCIO TORCEDOR: O CASO BOTAFOGO | ||||||||||||
Autor(es): |
GABRIEL LIMA E SILVA |
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Colaborador(es): |
MARINA DE CASTRO FRID - Orientador |
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Catalogação: | 04/OUT/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35315@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35315@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35315 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta um estudo sobre comportamento do torcedor de futebol como consumidor, tendo como foco de estudo, torcedores do Botafogo. Esporte com mais aficionados e consumidores do Brasil, o futebol pode despertar os mais diversos sentimentos entre as pessoas que estão envolvidas ao esporte, sejam elas praticantes ou apenas expectadores. O torcedor de um time específico é apaixonado pela instituição e tudo o que está envolvido a ela e isso os leva, naturalmente, a serem consumidores do clube. Isso não é diferente quanto ao torcedor do Botafogo. A motivação do presente estudo consiste em entender o caminho inverso disso, entender quais são os fatores que os impedem de aderir ao programa de sócio torcedor do clube. O estudo teve como referência uma pesquisa qualitativa para atingir os objetivos desejados, que se deu através de entrevistas realizadas com aqueles torcedores que, na prática, se portavam realmente como aficionados pelo Botafogo, mas que ainda assim não eram sócios torcedores do clube.
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